O tema escolhido para a apresentação do grupo buscou homenagear a agricultura municipal da cidade baiana
A representação do café para a cultura e a história da cidade de Mucugê foi a temática escolhida para a apresentação realizada pela Quadrilha Infantil na Fligê 2022. A equipe se apresentou no espaço Mercado Solidário na última sexta-feira (12/08), contando com a participação dos estudantes da Escola Lapidar e a coordenação do professor José Kleber Silva Luz.
A quadrilha sempre esteve presente em eventos realizados em Mucugê desde São João a programações escolares. Neste ano, o tema escolhido para a apresentação do grupo buscou homenagear a agricultura municipal da cidade baiana, especialmente, o cultivo do café.
As vestimentas dos alunos continham as cores marrom, vermelho e verde representando a terra na produção cafeeira e a natureza em sua expansão.
O educador Kleber Luz diz sentir-se realizado ao estar à frente de um grupo que preserva a tradição local. “Essa apresentação é importante para que a gente veja a permanência dessa cultura”, relatou.
Afirmou, ainda, que homenagear um produto tão precioso como o café, grande vetor da recuperação do município de Mucugê na época da decadência do diamante, é de uma grande satisfação.
O estudante da Escola Lapidar, Cauê Fernando, de 15 anos, estava na primeira posição dentre os alunos que apresentaram o espetáculo. Ele afirma que é um trabalho realizado diariamente e que exige responsabilidade. “É muito sério, a gente ensaia todos os dias”, disse o estudante. Ainda garantiu estar bem feliz com a interação do público durante o momento da apresentação. “A gente fica muito feliz em ver todo mundo batendo palma e dançando com a gente”, finalizou.
A quadrilha terminou com um agradecimento dos estudantes para o público presente pelo apoio, com acenos e sorrisos para a plateia.
Texto Yasmin Luene. Fotos Virgínia Oliveira.