A FligêCine

FLIGÊCINE  

O cinema é um importante elemento de preservação da identidade cultural de um povo e permite aos seus espectadores a reflexão e a percepção de aspectos simbólicos relevantes na linguagem audiovisual. Como num grande espectro ficcional, proporciona a projeção do cotidiano, das expectativas, anseios e sonhos, resgata memórias e vivifica palavras, cenas e vivências ancestrais. Conectando, assim, os indivíduos a uma cronologia mágica, onde o tempo presente é o da emoção e conhecimento.

A FligêCine – Mostra de Cinema que integra a Fligê –  pensa a exibição de filmes durante o evento como um importante catalisador de contextos históricos, oferecendo obras audiovisuais com visões sociais, políticas, culturais e ideológicas que, por sua vez, abrem portas ao aprendizado e interpretações, fomentando a crítica e o debate para além dos padrões hegemônicos.

As Ancestralidades reverberam em roteiros, cores, sons e diálogos na tela da FligêCine, valorizando a diversidade e a riqueza cultural, dando voz e ressaltando a representatividade de cineastas e estudiosos neste processo que preserva saberes e sedimenta alteridades, onde o personagem principal é o espectador, que se torna corpo e território de histórias, memórias e afetos.

Curadoria da FligêCine

Andreia Takia


Galeria de Fotos