FligêzinhaCine

SEXTA-FEIRA – 12 de Agosto

13h

Kalapalo – 5’17
Daniele Rodrigues

Sinopse: Animação, feita por crianças da etnia Kalapalo, conta um pouco sobre esse povo e sobre a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

 

Dara: a Primeira Vez que fui ao Céu – 18’
Renato Candido

Sinopse: Dara, uma garota negra de 10 anos, da região rural de Nova Sour – BA, ainda nos anos 60. Na véspera de migrar para São Paulo, Dara deseja montar um balancinho no cajueiro do sítio onde mora com os avós e seu irmãozinho. Seus pais já estão em São Paulo, é hora de a menina partir.

15h30

Salú e o Cavalo Marinho – 13’35
Cecília da Fonte

Sinopse: O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora.

 

Raone – 2’21
Camila Santana

Sinopse: Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

 

Meu Nome é Maalum – 7’53
Luisa Copetti

Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar cheio de amor. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum descobre a sua origem ancestral.

 

SÁBADO – 13 de Agosto

 

8h

Caminho de Gigantes – 12’
Alois Di Leo

Sinopse: Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida.

 

Nana & Nilo na Cidade Verde – 10’30
Sandro Lopes

Sinopse: Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecer um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensina a cuidar do meio ambiente por meio das tradições teko porã e ubuntu.

 

Every Star 3’20
Yawen Zheng

Sinopse: Um garoto misterioso do campo coleta estrelas e as envia para todas as crianças da cidade que são incapazes de ver as estrelas através do céu urbano nebuloso.

17h

Bá – 14’2
Leandro Tadashi

Sinopse: O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

 

Ipiaba Como Nascem as Montanhas – 14’
George Alex Barbosa

Sinopse: O curumim Apuã completou 12 anos e agora tem sobre si a responsabilidade de salvar sua tribo e mudar seu próprio destino.

DOMINGO – 14 de Agosto

8h

Napo – 16’42
Gustavo Ribeiro

Sinopse : João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias do avô em interpretações de desenhos. Desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

 

A Menina e o Velho – 10’
Luciano Fusinato

Sinopse: Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro, brotam singeleza e poesia.

 

Aurora a Rua que Queria Ser Rio – 10’
Radhi Meron

Sinopse: Narra em primeira pessoa a biografia de uma rua chamada Aurora. Como uma rua do centro velho de São Paulo, Aurora é testemunha concreta da cidade. Sua compreensão do tempo e da vida é diferente da nossa, e suas observações e sentimentos em relação as pessoas vão mudando conforme o tempo passa. Se na sua “juventude” tudo o que queria era se tornar uma elegante avenida para os carros passarem, agora sente falta de ser um rio e sentir-se infinita. A partir das divagações da rua em um dia de chuva, somos levados a conhecer a personagem visitando também um pouco da história do cotidiano da cidade.

 


Galeria de Fotos