Fligê 2022 tem expectativa de atrair mais de 5 mil pessoas

A expectativa é superar o numero de visitantes das edições anteriores após 2 anos sem realizar o evento por conta da pandemia

A cidade de Mucugê, distante 450 km de Salvador, já está no clima para receber a Feira Literária de Mucugê. A 5ª edição da Fligê será marcada pela retomada das atividades presenciais, que ficaram dois anos suspensas por conta da pandemia da Covid-19 e abordará o tema: “Literatura e Ancestralidades”.

Segundo Fabiana Profeta, secretária de turismo, o município com quase nove mil habitantes, projeta superar a expectativa de participantes da última edição da Fligê. “Em 2019, a gente recebeu aqui em Mucugê um público de aproximadamente cinco mil pessoas e, nesse ano, a gente espera ultrapassar esse número, de mais de cinco mil pessoas por dia.”

De 10 a 14 de agosto, Mucugê se tornará a capital da literatura na Chapada Diamantina. A Feira atrai turistas de várias partes do estado da Bahia e, também, do país. “É muito importante a realização e continuidade do evento, pois vem a somar com o município, não só pela singularidade literária e diversidade cultural, mas também para o turismo, porque toda a economia é aquecida”, destaca a secretária.

Pousadas, restaurantes, agências, associações de guias e comércio em geral já estão movimentados, o que gera renda e novas oportunidades de emprego. “Para os dias do evento estamos programados para trabalhar com 100% de ocupação do nosso estabelecimento. Hoje por conta da consolidação de eventos como a Fligê no município, a nossa empresa aumentou o quadro de funcionários”, destaca Ana Luisa Pimentel, sócia do Beco da Bateia Pizzaria e Restaurante.

Programação – Mesas literárias, leituras guiadas, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos e projetos pedagógicos fazem parte da programação da Fligê. Nesse ano, Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Edvard Passos, Cristina Serra e Lívia Natália estão entre alguns nomes confirmados. Durante a Fligê, também acontecem atividades para o público infantil na Fligêzinha, para os amantes da sétima arte, com a FligêCine e muita música com os shows de Mateus Aleluia, Margareth Menezes e Anelis Assumpção.

As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade da cidade e turistas.

Consolidada como uma Feira que estimula a leitura, a produção literária e a conexão com outras linguagens artísticas, a Fligê é sempre aguardada com muita expectativa. “A gente está esperando um evento grandioso e, com certeza, trará muito conhecimento, não só para a população de Mucugê, mas de toda a região”, diz a secretária de turismo Fabiana Profeta. “Desde a primeira edição o evento tem crescido em programação e visitação o que promove a divulgação do nosso destino e aumenta a taxa de retorno pós-evento, que é muito importante na geração de empregos regulares, não só sazonais”, acrescenta Ana Luisa Pimentel.

A Fligê – Realizada desde 2016, a Feira Literária de Mucugê conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias de instituições de educação estadual e federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais.

Confira a programação completa no site http://fligemucuge.com.br/2022/ e siga @fligemucuge nas redes sociais.


Galeria de Fotos