Mucugê possui a atmosfera típica do interior, ótima para quem quer paz e sossego. Mas também tem opções para quem vai à Chapada com o espírito de desbravador e prefere se aventurar entre trilhas e passeios mata a dentro! Confira algumas atrações:
Cemitério de Santa Isabel
Localizado entre o núcleo histórico e a encosta rochosa da serra, também chamado de “cemitério bizantino”, caracteriza-se pelo conjunto de mausoléus que reproduzem miniaturas de fachadas de igrejas e capelas caiados de branco. Começou a ser construído em 1854, pela Câmara Municipal. A obra foi concluída em 1886, quando uma epidemia assolou a vila.
Igreja Matriz de Santa Isabel
Erguida em meados do século XIX, pelo frei Caetano de Troyria, com grande auxílio da população, tem uma fachada neoclássica com três naves internas e um coro em formato de U. Foi totalmente restaurada pelo Iphan, em 2014.
Igreja de Santo Antônio
Restaurada pelo Iphan em 2012, hoje se encontra totalmente revitalizada.
Museu e Arquivo Público
Criado em 1996, preserva a memória regional com um rico acervo do cotidiano do tempo das lavras diamantinas.
Museu Vivo do Garimpo
Em uma “toca”, antiga moradia de garimpeiros, tem exposição de objetos usados na mineração e a réplica do maior diamante encontrado no mundo.
Praça dos Garimpeiros
É a praça dos grandes eventos de Mucugê, com barzinhos e restaurantes ao seu redor, que ficam movimentados à noite. É nesta praça também que acontece a feira da cidade, semanalmente.
Vila de Igatu
Distrito de Andaraí, Igatu é a vila de pedras da Chapada. Um povoado de ruínas e lendas que, por si só, contam parte de uma história perdida. Para além dos seus atrativos naturais, que são muitos, vale a visita à Galeria Arte & Memória, que conta com um museu a céu aberto com um jardim de esculturas, galeria e um pequeno café.
Cachoeiras
Para quem gosta de trilha e de um banho de cachoeira, pode ir para as cachoeiras dos Funis e das Andorinhas, Poço Azul, Poço Encantado e até mesmo o Vale do Pati. Dá até para visitar as cachoeiras mais afastadas Fumacinha e Buracão, em um bate-volta a partir de Mucugê. As cachoeiras de Três Barras e Cristais são outros locais imperdíveis, que impressionam não somente pela beleza, mas pela altura: são 40 e 70 metros de quedas d’água, respectivamente.
Trilha das Sete Quedas
Em um roteiro de nível médio, com 12 km de distância percorrida, se alcança as Cachoeira dos Funis e a Cachoeira das Andorinhas além de belos visuais e poços.
Projeto Sempre Viva
Criado com o objetivo de preservar a sempre-viva, flor endêmica da região e ameaçada de extinção, o projeto realiza atividades de educação ambiental, proteção da flora, geo-processamento e confecção de mapas, além de pesquisas em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana.
Um destaque: Mucugê é o único ponto de onde você pode cortar a Chapada de carro, de Leste a Oeste, passando entre a parte Norte (cujo destaque é o Vale do Pati, mas também compreende Lençóis e o Vale do Capão) e a parte Sul (onde fica Ibicoara e suas belas cachoeiras Fumacinha e Buracão).
Dica!
Para explorar e conhecer a Chapada Diamantina a partir de Mucugê, procure uma agência de turismo e conheça os pacotes de passeios.