Nossa festa será realizada entre os dias 10 e 14 de agosto na cidade de Mucugê (BA) e na Vila de Igatu, na Chapada Diamantina
A Feira Literária de Mucugê (Fligê) confirma algumas das suas principais atrações. Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Lívia Natália, Mateus Aleluia, Cristina Serra, Anelis Assumpção e Margareth Menezes estarão presentes na quinta edição da festa literária realizada anualmente em Mucugê, na Chapada Diamantina.
Com o tema Literatura e Ancestralidades, a Fligê promove cinco dias de festa, entre 10 e 14 de agosto, um momento em que a literatura e a arte, em diversas formas de expressão, preenchem as ruas e os espaços culturais da cidade e da Vila de Igatu. Toda a programação é gratuita e aberta a todos.
O tema deste ano realça as matrizes ancestrais presentes nas criações de escritores e escritoras brasileiras. A programação principal compõe-se de mesas que pensam e desdobram as relações entre Literatura e Ancestralidades.
Na conferência de abertura, o escritor Daniel Munduruku traz a arte literária dos povos originários para Mucugê, com o tema “Literatura e Ancestralidades: o solo originário do gesto”, abrindo as discussões das mesas temáticas.
Neste mesmo dia, Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana, embala a noite de abertura com toda a beleza de sua musicalidade.
Literatura e Ancestralidades – A curadoria da festa é tecida a partir dos desdobramentos conceituais e artísticos das Ancestralidades, presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades, em diálogo com outras expressões artísticas, como o teatro, o cinema, a música.
É a quinta edição do evento que traz mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências. A www.fligemucuge.com.br. E, continue a nos acompanhar pelas redes sociais.
Retomada – A edição deste ano concentra os debates e temas que permearam a comunidade literária no ciclo 2020-2022. Com as atividades da Fligê suspensas por conta da pandemia em 2020, é com desejo de reencontro e de retomada de temas importantes do cenário literário dos últimos anos que se realiza esta edição.
A Fligê 2022 conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias de instituições de educação estadual e federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais.