Pela primeira vez na Feira Literária de Mucugê, o grupo atua há seis anos na cidade de Mucugê e leva oficinas de capoeira ao público infantil
A Feira Literária de Mucugê começou nesta quarta-feira (10/08) com a Fligê+, que contou com várias atividades que tinham o objetivo proporcionar ao público jovem vivências da literatura com as outras artes. A apresentação do grupo de capoeira “Corda Bamba”, na Praça dos Garimpeiros, marcou o Esquenta Fligê.
O grupo Corda Bamba se apresentou pela primeira vez na feira literária, atua há seis anos na cidade de Mucugê e leva ao público infantil diversas oficinas de capoeira. Segundo o mestre de capoeira, Ivan Sousa, a equipe já havia sido convidada para outras edições da Fligê, mas por não ter um número maior de alunos, não puderam participar. “Houve o convite em outras edições, mas nós ainda estávamos começando. Esse ano de 2022, finalmente conseguimos participar”, explicou Ivan.
Para o mestre de capoeira, a Feira Literária, além de ser um momento significativo para o município de Mucugê, é muito importante também para quem pratica capoeira. Por ser um evento grande, traz muitas pessoas de fora e ajuda a dar visibilidade ao grupo.
Já para Adriana Pereira, que é mãe de Iago Mathias, uma das crianças integrantes do grupo de capoeira, o Corda Bamba também é importante para os pais das crianças que fazem parte do projeto. “O grupo vale muito para Mucugê e nós que somos pais vemos o quanto é importante para os nossos filhos fazer parte dessa comunidade”.
Outro momento importante foi a apresentação da quadrilha municipal.
Diversos grupos culturais se apresentaram durante o Esquenta Fligê, como rodas de samba.
A programação da Fligê+ seguiu com o Saurau Diamantina, de Marcos Paraguassú e elenco, e o show do Dj Virgulinux, na Praça dos Garimpeiros.
Nossa Feira Literária segue até o domingo, 14, confira a Programação Completa.
Texto: Rebeca Spínola | Fotos: Thiago Gama