Tenda Literária da Fligê destaca obras históricas e traz inovações culturais

Espaço de exposição de livros e lançamentos conta com um estande para escritores independentes, a tradicional distribuição gratuita de livros e um tour virtual pelas cachoeiras da Chapada Diamantina

Nesta quinta-feira, 25 de julho, a tenda literária da 7ª edição da Fligê foi inaugurada com grande sucesso. O espaço, que conta com 15 estandes, incluindo dez editoras de diversas regiões da Bahia, atraiu visitantes durante todo o dia. Os participantes puderam desfrutar de uma série de atividades, incluindo encontros com autores, apresentações do coral de jovens e idosos e declamações de poemas em homenagem à cidade.

A curadora do evento, Ester Figueiredo, destacou a importância do novo estande dedicado exclusivamente a escritores independentes. “Além de promover sessões de lançamentos e encontros de clubes literários, nesta edição, os escritores independentes terão a oportunidade de mediar, ler, expor e vender suas obras”, afirmou.

O sucesso da implementação foi notável, com cerca de oito escritores participando no primeiro dia com obras que variam desde a literatura infantojuvenil, histórias de amor, ciências sociais e livros que tematizam o combate ao racismo.

O evento também manteve a tradição da distribuição gratuita de livros, realizada pela Editora Alba da Assembleia Legislativa da Bahia desde a primeira edição da Fligê. A estudante Naiara Santos foi uma das beneficiadas e ressaltou a importância da tenda: “Estou podendo contemplar várias obras, além de conhecer a cultura da cidade e de outras regiões.”

Entre as curiosidades que chamaram a atenção do público, destacam-se o estande da Editora Arpillera, conhecida pelos livros costurados à mão, e a Expo Chapada Diamantina, que ofereceu um tour virtual em 360 graus pelas cachoeiras do Buração, do Rio Preto e da Fumacinha.

A 7ª edição da Feira Literária de Mucugê, realizada entre os dias 24 a 28 de julho, conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria Estadual da Educação e Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, com parceria da Secult/Fundação Pedro Calmon e coletivos culturais.

Texto: Rafaella Leite

Fotos: Lua Ife


Galeria de Fotos