Programação

FLIGÊCINE

Local: Casa da Filarmônica

 

26 DE JULHO

SEXTA

 

SESSÃO DIAMANTINA

9h Cristais de Sangue 1’e 25min

Luna Alkalay

Apresentação Fred Matt

 

11h. Oré Payayá 11min e 36’

Edilene Payayá

Com presença de Edilene Payayá

 

11:20  Ybyara Payayá: Conquista do Território 5’min

Edilene Payayá

14h. Chica Andréa Guanais – Ficção 14min’

Com presença de elenco

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Andrea Guanais

Assistente de direção: Joana Horta

Fotografia: Marcelo Abreu

Som direto: Gabriel Gussen

Montagem: Wallace Nogueira

Produção: Gesnen Gomes, Laís Andrade e Joana Horta

Elenco: Andrea Guanais Bezzera, Delmar Araújo, Delvan Dias de Souza, Gesnen Gomes da Silva Santos, Lucas Marques da Silva, Marciana Pereira da Silva, Rose Lane de Jesus dos Santos, Ricardo Boa Sorte, Samuel Gomes da Silva Santos, Sandoval Amorim dos Santos

Direção de arte: Scheley Schramm, Andrea Guanais e Joana Horta

Trilha sonora: Africania-Cd Ori

Finalização: Montanhas Filmes

Sinopse: Uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.

 

16h. Longe do Paraíso – Ficção – 1h e 43min’

Orlando Senna

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Orlando Sena

Elenco: Icaro Bittencourt, Emanuelle Araújo,Heraldo de Deus, Bertrand Duarte, Sônia Dias, Caco Monteiro, Aline Brune, Lavínia Alves, Everton Machado, Felipe Mago.

Sinopse: Kim comete um erro grave, mas a organização decide ordenar-lhe outro serviço e, se o fizer, ele escapará do castigo que é matar sua irmã, a única pessoa que ele realmente ama.

 

20h. SEDE DE RIO –  74’min

Marcelo Abreu Gois

Direção: Marcelo Abreu Gois

Sinopse: Em Sede de Rio, somos conduzidos pela emocionante jornada de Nir, um ribeirinho cuja vida está intrinsecamente ligada às águas do majestoso rio São Francisco. Todo ano, Nir embarca em uma comovente peregrinação fluvial até Bom Jesus da Lapa, cidade conhecida como a “Meca dos Sertanejos”, em uma homenagem tocante aos que perderam suas vidas no curso do rio que ele tanto ama. A narrativa se desenrola ao longo da misteriosa e poética jornada de Nir pelo Velho Chico. A cada curva do rio, ele enfrenta desafios constantes, reflexo da progressiva baixa das águas do São Francisco, que lançam sombras sobre a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental da região. Nas margens do rio, Nir encontra personagens fascinantes que compartilham suas histórias, mitos e tradições, proporcionando uma visão única da rica cultura ribeirinha. Enquanto o rio revela seus segredos e desafios, Nir tenta cumprir uma promessa antiga, feita para os mortos do Rio.

 

27 DE JULHO

SÁBADO

 

9h. Sessão curtas estudantis – Curta 5

Com a presença de Benival Júnior

O Festival Estudantil de Curtas foi idealizado com o objetivo de incentivar e promover a produção audiovisual, a partir do espaço escolar, e estimular o desenvolvimento e a produção de vídeos de cunho educativo, artístico e cultural, possibilitando a criação, a reflexão e a difusão do cinema estudantil com a participação da sociedade, educadores, cineastas e pesquisadores do audiovisual.

 

10h. Jardim de Plástico 15’min e 42s

Delmar Alves Araújo

Com presença do diretor

Ficha Técnica
Roteiro, Direção e Produção:
Delmar Alves de Araújo
Elenco: Coriolando Oliveira Rocha, Anisio Alves de Macedo,Gal Pereira, Valdelice Oliveira, Mussum
Imagens:Marcelo A. Góis e Uirá Menezes
Edição:Marcelo A. Góis
Som: Ty, Bel Bonita
Trilha Sonora Original: Africania e Guto Moura Jorge
Sinopse: Um garimpeiro velho de serra, após o fechamento dos garimpos em Lençóis (BA) pelo Governo do Estado, cria um garimpo artificial no quintal de casa como alternativa de preservação da memória histórica e cultural.

 

11h. Brilhante – 1h e 15min’

Conceição Sena

Com presença do elenco

Sinopse: O processo de transformação de Lençóis, uma pequena cidade do interior da Bahia. Decadente e vivendo basicamente apenas da extração de pedras preciosas, a cidade mudou a partir das filmagens de “Diamante Bruto”, em 1977. Além de servir de cenário toda a população, em torno de 4 mil pessoas, de alguma forma participou da realização do filme. O trabalho resgatou a auto-estima dos moradores e atraiu muitos visitantes, fazendo com que surgisse uma relação especial entre a população e o filme realizado.

 

14h Cascalho Ficção 1h 44’min

Tuna Espinheira

 

18h Sessão Casa Philos – Adélia Prado: Mais tempo Alegre do que Triste 23’40min

Jorge Pereira

Com a presença do diretor e editor da Philos Jorge Pereira

O Cine Philos apresenta um filme emocionante com Adélia Prado, realizado em parceria com o Festival de Poesia de Lisboa. Um percurso sobre suas reflexões e formas de olhar o mundo por meio da arte e da poesia de uma dos maiores nomes da poesia em língua portuguesa e vencedora do Prêmio Camões 2024.

 

18:30  Sessão Casa Philos – Quando o manto fala e o que o manto diz 65’min

Glicéria Tupinambá e Alexandre Mortagua

Com presença de Célia Tupinambá

Documentário produzido pelo Filmes d’o Baile, dirigido por Glicéria Tupinambá e Alexandre Mortagua com fotografia de Fernanda Liberti.

Sinopse: o filme registra o processo de confecção do Manto Tupinambá por Glicéria, demonstrando a potência desta tecnologia ancestral na contemporaneidade e reforçando a perspectiva feminina e o protagonismo da mulher indígena.

 

20h Sessão Especial – Um Simples Olhar 16’min – Classificação: 14anos

Coletivo Cinema no Interior

Com a presença do prof. Marcos George Barreto

Sinopse: Luna é uma jovem com apenas dez por cento da visão que permanece refém da busca obsessiva de seu tio por uma pedra preciosa. Sem família ou amigos que possam interceder, Luna tenta evitar o assédio crescente do tio enquanto busca um caminho para exercer sua liberdade.


Galeria de Fotos