Durante cinco dias, o evento atraiu 10 mil participantes, celebrando a literatura e as tradições culturais da região da Chapada Diamantina
Na noite do domingo (28), a Orquestra Conquista Sinfônica realizou o concerto de encerramento da 7ª Feira Literária de Mucugê. A apresentação, repleta de memórias e sentimentos, cativou o público com um repertório que transita entre clássicos nacionais e internacionais, deixando todos encantados.
A curadora do evento, Ester Figueiredo, ressaltou a abrangência cultural, econômica e territorial da feira, que atraiu 10 mil participantes com uma programação diversificada para todas as idades. “É um encontro de gerações que promove o diálogo com a literatura e impacta diretamente na geração de renda da cidade. Já identificamos a participação de 86 municípios da Bahia, 11 estados do Brasil e de 6 países.”
De acordo com João Omar, maestro da orquestra Conquista Sinfônica, a Feira Literária de Mucugê é um encontro que já virou tradição. “É uma pérola. Esse encontro semeia o desejo pela leitura, pela literatura e promove a oralidade, trocando histórias, informações, e a escuta que está cada vez mais rara nesse mundo.”
Em 2024, celebrando o tema “Memórias e trilhas das letras diamantinas”, o evento destacou-se pelo incentivo à leitura e à produção literária em múltiplas linguagens, além de reavivar as tradições culturais da região. Durante os cinco dias de evento, a Fligê proporcionou aos visitantes uma experiência cultural completa com espaços na Praça dos Garimpeiros, Centro Cultural, Casarão das Letras, Tenda Literária, exposição de artes visuais, Fligêzinha, Fligê+ e o Cine Fligê, além da casas parceiras “Palavra Borboleta e Confralib”, “Casa Philos” e a programação especial da Fligê na Vila de Igatu, a Fligê&Tu.
O artista Ernesto Jazade realçou a pluralidade cultural ofertada durante a programação da feira e salientou a importância da Fligêzinha, espaço destinado à interação com as crianças. “A edição foi um encanto com diversidade de atividades artísticas, principalmente a Fligêzinha. Oferecer este espaço é reconhecer na infância o potencial de formação de plateia. Espero que a cada ano este espaço seja ampliado, democratizando ainda mais o acesso ao público.”
Além dessas atrações, o evento realizou ainda mesas literárias com escritores renomados, como Juvenal Payayá e Célia Tupinambá, encontros com o escritor Itamar Vieira Júnior e o cantor Rubel, lançamentos e distribuição gratuita de livros, sessões de autógrafos, espetáculos e shows com os cantores Filhos de Jorge, Larissa Luz, Mariene de Castro, Luna Vitrolira e o grupo de samba Nova Raiz. Atividades simultâneas também foram realizadas na icônica Vila de Igatu.
A estudante Naiara Santos participou de todos os dias da feira e revelou que o momento foi uma experiência única em sua vida. “Foi espetacular poder adentrar e conhecer a fundo as raízes de nosso povo. A programação trouxe profissionais e temas que possibilitaram compartilhar conhecimentos de forma divertida e interessante. Já estou ansiosa pela próxima edição.”
A 7ª edição da Feira Literária de Mucugê, realizada de 24 a 28 de julho, conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria Estadual da Educação e Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, com parceria da Secult/Fundação Pedro Calmon e coletivos culturais.
Texto: Rafaella Leite
Fotos: Thiago Gama