Com forró, cordel e muita melodia nordestina, o grupo Pau de Arara se apresentou no sábado (18/08) no palco principal da feira literária de Mucugê (Fligê). A banda trouxe um repertório encantador. Em meio às suas partituras e particularidades, o show possibilitou viajar a uma Bahia inteira, sem mesmo sair da preciosa cidade de diamantes.
A Fligê tem a particularidade de, em suas edições, enfatizar e dar visibilidade ao trabalho de artistas locais, e nessa isso não é diferente. A apresentação entregou o melhor do repertório de forró nordestino, fazendo o público viajar nas letras e em suas histórias, assim como conta a professora aposentada Malema Besnosik.
“O grupo tem um repertório maravilhoso que mexe com nossas memórias afetivas. A Fligê traz uma diversidade de atividades. Com um tema muito feliz, ‘Literatura e Musica’, as músicas e as mesas se casam muito bem e se completam”, afirmou Malema.
O vocalista do grupo, Teto Machado, reafirma a força e a necessidade da cultura, expressando a importância que é estar na Fligê. “A cultura é uma forma de sobrevivência, manifestação das influências de nossos ancestrais, histórias que nos levaram a estar aqui. Sem cultura, sem arte, não há civilização. Trabalhar a afetividade é vencer o ódio. Acima de tudo, a cultura se presta a isso, a música, principalmente, amansa as feras”.
A Fligê tem a missão de, em todas as suas edições, entregar pluralidade e riqueza cultural, possibilitando ao público novas experiências. “Desejamos uma vida longa para a Fligê, nas festas literárias da Bahia a feira sem dúvida tem um lugar demarcado e certificado com uma programação rica e diversificada traz o melhor da literatura e música local”, afirma a pró- reitora de extensão da UFS, Rita Brenda, que acompanhava o show do grupo Pau de Arara.
???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.
Texto: Edilaine Rocha
Fotos: Thiago Gama