No Centro Cultural, no dia 27 de julho, às 20h, a artista baiana Mô Moreira apresentou o espetáculo “Sertões Contemporâneos” na Fligê 2024
No dia 27 de julho, às 20h, no Centro Cultural, a artista, escritora e professora Mô Moreira apresentou o espetáculo “Sertões contemporâneos” na Feira Literária de Mucugê – Fligê 2024.
Baseado no livro “Sertões-Contemporâneos: rupturas e continuidades” (Edufba e Eduneb, 2018), a autora visa discutir a contemporaneidade sertaneja através das lentes da comunicação. A obra oferece uma análise das transformações econômicas, políticas, tecnológicas e culturais no interior nordestino nas últimas décadas como ponto de partida para entender as identidades dos brasis profundos.
O espetáculo trouxe para o palco do Centro Cultural reflexões sobre os sertões baianos com músicas do imaginário sertanejo e nordestino, além de textos que abordam a história dos povos que habitam a região da Chapada. O público se divertiu com as pitadas de ironia e comédia que tirou boas risadas dos presentes.
“Sertões Contemporâneos” é uma aula-show que mistura cantoria, poesia e teatro em uma viagem por um século de transformações culturais do interior baiano, a partir do ponto de vista das mulheres sertanejas. Performado pela professora-doutora Gislene Moreira (UNEB/Seabra), que leva ao palco irreverência e mais de 20 anos de pesquisa sobre o tema através do seu “outro eu”, Mô Moreira, a sua criança interior.
Repórter: Larissa Caldeira
Fotógrafo: Igor Chaves