Mesa promove debate sobre a influência das vivências pessoais na escrita

Escritores e escritoras expuseram suas experiências, inspirando o público presente

Na tarde da sexta-feira, 26 de julho, o Centro Cultural de Mucugê foi palco da mesa literária “Lendo Histórias para o Meu Ofício”. Com muita leveza e animação, escritores e escritoras de diversos segmentos literários compartilharam suas vivências pessoais no processo de escrita.

Participaram do encontro o escritor e crítico literário indicado ao Prêmio Jabuti, Nélio Silzantov; o escritor e advogado Matheus Peleteiro; a escritora Lorena Ribeiro, idealizadora dos projetos “Passos entre Linhas” e “Lendo a Bahia”; e a escritora e jornalista Mariana Paiva.

Nélio Silzantov contou sobre seu início tardio na escrita e destacou a persistência necessária para lançar a coletânea de contos “BR2466 ou a Pátria que os Pariu”, que figurou entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti. Segundo o autor, ao levar o livro para publicação, os editores sugeriram várias modificações que ele acabou rejeitando.

Matheus Peleteiro também mencionou seu ingresso tardio no mundo da escrita, motivado pela necessidade de ler histórias não contadas que ele gostaria de ver publicadas. Durante o encontro, o autor apresentou seu mais novo lançamento, “Gael e a Terra dos Vivos”, um infanto-juvenil que aborda a vida com entusiasmo e curiosidade.

Para Mariana Paiva, o ato de privilegiar diálogos sobre histórias reais ou imaginárias é essencial para o processo criativo de um livro. “Cada pessoa tem sua história; trazer luz para essa temática, em minha opinião, é o ponto principal para que tenhamos novas gerações que entendem a escrita”, afirmou.

Já Lorena Ribeiro aplaudiu a iniciativa da Fligê em promover a visibilização das vivências e produções de autores locais e de regiões circunvizinhas. “Nós vemos jovens acompanhando artistas da sua própria cidade, pessoas que inspiram e dão dicas a eles.”

A 7ª edição da Feira Literária de Mucugê, realizada entre os dias 24 e 28 de julho, conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria Estadual da Educação e Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, com parceria da Secult/Fundação Pedro Calmon e coletivos culturais.

Texto: Rafaella Leite
Fotos: Gabriela Nascimento

Galeria de Fotos