Larissa Caldeira homenageia Capinan através de ritmos baianos

A performance de Larissa Caldeira foi um uma celebração das raízes baianas e valorização da poética de Capinan

Na tarde de sábado (19/08), o Centro Cultural da Fligê foi palco de um encontro musical e poético. O show do “Rota da Palavra” “Uma Bahia interior para Capinam” foi conduzido pela artista Larissa Caldeira e pelos músicos Alex Baducha e David Prates com a proposta de mergulhar nos sons, ritmos e versos que caracterizam a Bahia, prestando uma homenagem ao poeta e músico José Carlos Capinan.

Nascido na cidade baiana de Esplanada, Capinam é reconhecido como um dos destacados letristas da Música Popular Brasileira, desempenhando um papel significativo no movimento tropicalista. Ele compartilha esse espaço ao lado de renomadas figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, Torquato Neto, Rogério Duarte, Rogério Duprat e Gal Costa.

Larissa Caldeira

Larissa conduziu o público em uma apresentação repleta de emoções, que se desenrolou por meio de interpretações de canções em homenagem a Capinan e outros artistas locais. As músicas resgataram a tradição e a memória do território baiano, provocando sentimentos de pertencimento e conexão com as raízes culturais da região.

Músicas como: O Quereres, de Caetano Veloso, Papel Machê, de  Capinan e João Bosco, e outras composições locais, fizeram parte da apresentação. Larissa Caldeira não apenas cantou, mas declamou poemas de Capinan evidenciando a força das palavras do homenageado. 

Larissa Caldeira declama poemas de Capinan

“É uma honra poder estar aqui na Fligê cantando em homenagem a esse grande nome da música brasileira. A Feira é um espaço muito importante para celebrar a cultura da nossa região”, afirmou Larissa Caldeira.

O público que estava curtiu cada momento da mesa, cantando e dançando junto com os artistas e no final ainda pediram bis. 

Assista ao show completo no nosso canal do YouTube:

???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Jenifer Vital

Fotos: Thiago Gama


Galeria de Fotos