As apresentações artísticas e performances visuais dos estudantes das escolas do município de Mucugê marcaram o início da programação da Fligê
Nesta quinta-feira, 17 de agosto, a abertura da Feira Literária de Mucugê foi marcada pela realização do Desfile Literário protagonizado pelas escolas e coletivos culturais da região. Essa abertura proporcionou aos habitantes locais e aos visitantes uma imersão na cultura regional.
As instituições educacionais Escolas Reunidas Dr. Rodrigues Lima, Grupo Escolar Anatalino Pina Medrado, Escola Municipal Cléia de Paula Camandaroba, Colégio Estadual Horácio de Matos, Instituto Sincorá e Centro Educacional Lapidar realizaram apresentações artísticas e performances visuais durante o desfile.
A professora Virgínia Luz, da escola Lapidar, tem participado do Desfile Literário em todas as edições da Fligê desde seu início, e segundo ela, “é sempre uma felicidade participar do cortejo literário em todas as edições, nós como professor nos sentimos muito lisonjeados.”
Os desfiles abordaram uma variedade de temas, incluindo uma homenagem ao ilustre José Carlos Capinan, a riqueza das “Culturas de Mucugê”, a celebração do “Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, um tributo aos “82 anos da Escola Reunidos Dr. Rodrigues Lima” e a importância de “Respeito e Sustentabilidade”.
“Esta é a minha segunda participação neste desfile maravilhoso e eu acho que é uma coisa muito boa ver as escolas se reunindo desde o ensino fundamental até o ensino médio. Todo mundo se diverte e socializa graças à Fligê”, conta Sweide Brandão, estudante do 8°C da Escola Rodrigues Lima.
O desfile foi finalizado na Praça dos Garimpeiros e deu espaço para a apresentação da quadrilha junina da escola Centro Educacional Lapidar.
As programações da 6ª Edição da Fligê começaram hoje, no dia 17 de agosto, e vão até o domingo, dia 20 de agosto, com uma série de atrações relacionadas.
???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.
Texto: Jenifer Vital
Fotos: Gabriela Nascimento