Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Cristina Serra e Lívia Natália integram a programação literária; atrações musicais incluem Margareth Menezes, Mateus Aleluia e Anelis Assumpção
A Feira Literária de Mucugê (Fligê) divulga a programação completa no site: www.fligemucuge01.com.br. Serão quatro dias de festa, entre 10 a 14 de agosto. Além da programação literária, o evento aborda a literatura e a arte em suas múltiplas expressões e interseções com outras artes.
Atividades simultâneas e programações especiais dedicadas às crianças, às juventudes e ao cinema fazem parte da programação.
Programação literária – O tema deste ano, Literatura e Ancestralidades, realça as matrizes ancestrais presentes nas criações de escritores e escritoras brasileiras. A programação principal compõe-se de mesas que pensam e desdobram esses dois ramos conceituais.
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, a Fligê se apresenta em 2022 como uma tríade sucessiva de narrativas dos anos de 2020 a 2022. Nesse sentido, reconhecemos que a Vida requer o louvor às gerações como o maior legado para continuidade da humanidade.
As Ancestralidades permanecem vivas, são o que se transmutam em oralidades e verbovisualidades para que a memória sobreviva às tentativas de sua destruição.
As discussões literárias começam no dia 11 de agosto com a conferência de abertura realizada pelo escritor Daniel Munduruku, que tem o tema Literatura e Ancestralidades: o solo originário do gesto, com foco nas narrativas e literaturas dos povos originários.
A partir do dia 12 e até o dia 14, oito mesas literárias vão trazer os olhares de escritores e estudiosos sobre os temas centrais do evento. Para ilustrar, a Mesa Jarê e ressonâncias na literatura, no domingo, dia 14 de agosto, discute como o Jarê, prática religiosa de matriz africana presente na região da Chapada Diamantina, está presente nas páginas literárias. A mesa tem a participação de Manoel D´Xangô, Sandoval Amorim, Mãe Carmosina e Lucas de Xangô.
As Mesas Literárias atualizam a temática central da feira com desdobramentos de interpretação a partir de obras selecionadas para o encontro autoral com o público. Lançamentos de livros, saraus performáticos, e sessão de autógrafos também aproximam os escritores e os artistas dos frequentadores da Fligê.
Programação infantil – A Fligêzinha já é tradição dentro da Fligê. Pensada para o mundo da infância, ela aproxima o fantástico mundo da criança da Literatura. Os personagens e histórias ganham vida em leitura vivas, musicais e brincadeiras infantis.
Entre os destaques, estão as contações de histórias e músicas de Zé Livrório, que abre a programação da Fligêzinha na sexta-feira, dia 12 de agosto. A Companhia Teatro Griô traz a apresentação Sessão de histórias e cantigas e a exibição do curta As aventuras do Cágado Ajapá.
Outro momento bastante esperado é a oficina de turbantes organizada pelos escritores Valdiele Lima e Rubens Ferreira, autores do livro infantil Ayabá e os Caminhos para Ancestralidade.
Programação para as juventudes – O evento ganhou, este ano, mais um dia com a Fligê+. A nova atração da Fligê é o nosso espaço do encontro das juventudes para a vivência da literatura com outras linguagens, como o teatro, a música, a dança, as artes plásticas, para os jovens estudantes da região de Mucugê.
Dentro da programação, os jovens vão poder participar de oficinas de Alfarrábios, reelaboração artística de livros velhos, Xilogravura, Esquetes teatrais, Cartonera, técnicas alternativas com papelão para publicação própria. Para encerrar o primeiro dia, a noite de 10 de agosto contará com shows de Som da Radiola e do DJ VirguLinux, que mistura ritmos nordestinos em seu set.
Múltiplas linguagens – O evento trará, em sua programação, além das mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos e cinema.
Para embalar as noites de festa, as atrações musicais incluem Mateus Aleluia, Margareth Menezes, Anelis Assumpção, Analu Sampaio, Gean Ramos (Punâ Pankararu), Chirlei Dutra, Carlos Villela, entre outros.
Além disso, a programação especial FligêCine exibe longas e curtas metragens que permeiam as temáticas da Literatura e Ancestralidades. Artistas plásticos e espetáculos teatrais, musicais e líricos embalam as ruas e os espaços culturais de Mucugê e da Vila de Igatu.
Para conferir a programação, clique aqui.
A Fligê 2022 conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias de instituições de educação estadual e federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais.