Calçadão Literário reúne editoras e espaço para literatura nordestina

Uma imersão cultural que valoriza as riquezas regionais essa é a definição do Calçadão Literário

Na manhã desta quinta-feira (17/08), na Feira Literária de Mucugê, aconteceu a inauguração do Calçadão Literário, em frente ao palco principal na Praça dos Garimpeiros. O Calçadão é um espaço destinado à exposição de livros e obras literárias. Com mais de cinco estandes ocupados por editoras regionais, a literatura nordestina é prioridade.

A Fligê se tornou um lugar de encontro para aqueles que apreciam a cultura local, atingindo todos os públicos. Representando a livraria Paulinas de Salvador, Ana Moreira conta que é uma alegria estar participando da feira pela terceira vez e salienta a importância da literatura para a juventude.

O vendedor de livros do estande da livraria Paulinas, Hugo Gabriel, está pela segunda vez na feira e tem altas expectativas para este ano: “O ano anterior foi muito proveitoso, com muitas vendas e parcerias, a expectativa é de vir mais gente do que no ano passado.” O movimento no Calçadão é contínuo e a procura pelos os lançamentos dos livros é vasto.

Trabalhando com a editora baiana Solisluna, localizada em Lauro de Freitas, Carla Uhlmann, fala um pouco sobre a importância de uma editora comprometida em valorizar a cultura regional “A Solisluna foi convidada pela Fligê para estar presente, mostrando a importância da diversidade cultural não apenas do Brasil mas também da Bahia’’.

A pequena Alice, de 11 anos, fala da importância da feira literária. “A feira é muito importante para mim, eu não sou uma pessoa que lê muitos livros, mas quando a feira chega na cidade me sinto emocionada e inspirada para comprar os livros e ler os que gosto como os de romance e aventura.”

O interesse na literatura pode ser incentivado e semeado através de ações efetivas, como propõe a Fligê, destinado um espaço específico para os livros.

O Calçadão Literário é um espaço de convergência destinado a todos os apreciadores da cultura que querem imergir em um mar de obras literárias que visam a valorização dos autores nacionais, especificamente nordestinos.

???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Raquel Soreira

Fotos: Thiago Gama


Galeria de Fotos