Rota da Palavra explora a conexão entre poesia e música
A mesa de conversa Rota da Palavra desta sexta (18/08) foi marcada pelo encaixe perfeito entre os poemas de Bianca Ramoneda e as melodias de Pedro Luís. Os dois emocionaram emocionou o público em um show com muita poesia. Os versos recitados foram do livro de poemas “Caderno de Costuras”, que está em uma expografia na Feira Literária de Mucugê deste ano.
A conversa foi uma completa imersão na arte, poesia e na música fazendo jus ao tema “Literatura e Música”. Entre as declamações dos poemas de Bianca e as composições de Pedro, a dupla encantou e emocionou com seus encaixes perfeitos e sincronizados.
Bianca conta como surgiu a ideia desse arranjo cultural literário com Pedro Luís. “Quando eu comecei a costurar os poemas para virar um livro surgiu um desejo de não fazer apenas palavras e, sim, misturar a música. Meu desejo era fazer com que as poesias dialogassem com as canções e vise versa.”
Pedro e Bianca conseguem transmitir emoção de forma marcante. O cantor não hesita em usar palavras para demonstrar esse sentimento. Além disso, ele compartilha a emotiva experiência de colaborar com a poetisa nesse cenário de Mucugê, que serve de inspiração para ambos.
“Faço pautas assim há anos, mas, pra mim, foi um desafio segurar com violão e voz em um ambiente de grande público mais aberto acostumado em um ambiente fechado onde posso controlar, onde interajo mais com ele. Foi uma experiência incrível, aqui com a parceria e comadre de muitos projetos. Bianca que faz tudo ficar melhor, conhecer mais essa feira em um ambiente tão acolhedor é muito inspirador”.
As declamações e melodias da dupla conseguiram envolver profundamente o público, evocando emoções intensas em cada instante do evento. A apresentação transmitiu de maneira autêntica o verdadeiro sentimento que permeia o tema desta edição da Fligê.
Assista ao Letra e Som completo no nosso canal do YouTube:
???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.
Texto: Edilaine Rocha e Jenifer Vital
Fotos: Thiago Gama