Artesãos e produtores se reúnem no Mercado Solidário

O Mercado Solidário marca os encontros de empreendedores locais, produtores da região e stands do Bahia Sem Fome e do Núcleo Territorial da Chapada Diamantina

A Feira Literária de Mucugê abre em todos os anos um espaço para a exposição de produtos da Chapada Diamantina e região. O que é de grande importância para os produtores locais que veem na Feira uma oportunidade de vender e expandir seus negócios. O objetivo da Feira é fomentar a economia solidária, que remete à produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, de forma que favoreça a autogestão. Neste modelo, a administração do negócio é feita pelos seus membros de forma democrática.

Os produtos, geralmente artesanais, são de uma grande variedade, desde sabonetes, shampoos e cremes para pele e cabelo às esculturas em madeira talhada. Encontra-se também cafés artesanais e gourmet, além de doces, biscoitos e crochês.

Para o produtor argentino e radicado na cidade de Palmeiras-BA, Marcos Rullo, 33 anos, a Feira é superimportante para expor o seu trabalho e ficar mais perto das pessoas. Um espaço que incentiva a economia criativa e local, pois faz a economia circular.

De fato, os nossos produtores locais precisam de um local de circulação, venda e divulgação dos seus produtos. Para Nicole Tejeda, 34 anos, que vende produtos de beleza artesanais e naturais, produzidos por ela, para cuidar dos cabelos à ponta do pé, é possível se cuidar a um preço acessível, além de promover a economia de forma democrática.

Bahia Sem Fome promove campanha de doação de alimentos na Fligê

No Mercado Solidário da Fligê, além dos stands com produtos locais, tem também stands como o do Bahia Sem Fome, no qual as pessoas podem fazer doações que serão destinadas a pessoas em situação de insegurança alimentar. Outro espaço importante é o Núcleo Territorial da Chapada Diamantina, onde está exposto materiais e obras de arte de estudantes das escolas estaduais da região.

De acordo com Jeane Nunes, 42 anos, pedagoga e coordenadora do Núcleo, o stand traz alguns projetos estruturantes como o LAV que traz obras de arte (quadros e esculturas) de estudantes baianos; o TAL que abrange música, dança, teatro e poesia; EPA que visa um resgate cultural, artístico, patrimonial e religioso. Uma iniciativa inovadora e formativa para um futuro cheio de possibilidades para os jovens.

A cada ano a Fligê inova e abraça a comunidade da Chapada Diamantina e região, o Mercado Solidário é parte disso. O local de exposição e circulação econômica que favorece os produtores locais é uma forma de valorizar e incluir a comunidade na Feira.

???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Larissa Caldeira

Fotos: Thiago Gama


Galeria de Fotos