Fligê recebe reunião da rede colaborativa de festas e feiras literárias

O presidente da Fundação Pedro Calmon participou de um diálogo colaborativo sobre a realização de eventos literários.

Com a organização da Fligê, a reunião da Rede colaborativa de feiras e festas literárias foi realizada nesta sexta-feira (26) na Câmara Municipal de Mucugê. Na ocasião, fizeram parte da mesa de honra o presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), Vladimir Pinheiro, acoordenadora executiva do Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e da Leitura, Joyce Paixão, e a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.

 

O encontro proporcionou o repasse de informações sobre como acontecem os processos e a organização das feiras literárias da Bahia, por meio de políticas públicas, bem como a parceria do governo do Estado da Bahia, que investe no fomento cultural.

Curadores de várias localidades participaram do momento e Vladimir Pinheiro deu retorno sobre questões que já foram postas em reuniões passadas. Como afirmou o presidente da FPC, “muitas das sugestões que saíram daqui, das reivindicações, nós incorporamos no edital”, reforçou.

O edital foi uma conquista que possibilitou a democratização do acesso ao recurso, criado por meio do diálogo com os curadores das feiras. Na ocasião, Ester Figueiredo ressaltou a alegria em fazer parte de um evento de produção literária, além de destacar a importância de projetos como esse.

A 7ª edição Feira Literária Mucugê, realizada os dias 24 a 28 de julho, conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria Estadual da Educação e Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, com parceria da Secult/Fundação Pedro Calmon e coletivos culturais.

Repórter: Raila Costa

Fotos: Igor Chaves


Galeria de Fotos