Potência, resistência e musicalidade: canções apresentadas nas vozes de Mariene e Roberto Mendes trazem referências do candomblé e sua ancestralidade.
Repleta de baianidade, a Feira Literária de Mucugê (Fligê), na sua 7ª edição, recebeu nesta quinta-feira (25), na Praça dos Garimpeiros, a cantora, atriz e compositora Mariene de Castro e Roberto Mendes, ator, compositor e cantor, conhecidos pelas canções que destacam e exaltam a cultura afro-brasileira. Mariene apresentou o álbum “Maria da Canção” juntamente com seu amigo e parceiro musical de longa data.
O samba de roda de Mariene, que neste álbum com Roberto se apresenta mais intimista, encantou o público que prestigiava o show. Matteo Bernardi, italiano que está há dois dias em terras mucugeenses, aproveitou o momento para visitar a feira literária e se encantou com o show, definindo a artista como “uma mulher muito forte”. A advogada Amanda Quaresma, que veio de Salvador para prestigiar a apresentação musical, destacou o papel do evento: “A Fligê traz muita cultura pra gente, e ter o show de Mariene aqui é um privilégio, ainda mais de graça, na praça, para todo mundo”, afirmou.
A representatividade de Mariene como uma mulher forte, negra e guerreira também são atributos que Roberto Mendes a caracteriza. Ao cantar músicas do álbum “Maria da Canção”, que comemora 25 anos de amizade, Mariene relatou que a maior inspiração para a criação da obra foi o Roberto Mendes, ao mesmo tempo que ele enxerga a artista como uma das Marias da canção que também intitula o álbum. Para ele, essa personagem de múltiplas facetas representa bem a amiga. As várias possibilidades e características das Marias citadas por Mariene são de uma mulher “que veio para me libertar de muita coisa e me fazer cantar em um lugar diferente, a mulher guerreira que tive que ser”, relatou.
A professora Rita Gil, moradora de Tanhaçu (BA), acompanha a carreira da cantora há cerca de oito anos e consegue notar a cultura afro-brasileira nas apresentações. “Ela fala com os gestos dela, com a voz dela, ela acarinha as pessoas com muito amor.” E foi com esse amor que os fãs vibraram também com a canção “Beija-Flor”, cantando com muita emoção os trechos da então última música do show. No entanto, a dupla retornou ao palco após pedidos dos fãs e cantou alguns sucessos, dentre eles a música “Raiz”. Finalizando assim a apresentação sob aplausos da plateia.
A 7ª edição Feira Literária Mucugê, realizada os dias 24 a 28 de julho, conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria Estadual da Educação e Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur, com parceria da Secult/Fundação Pedro Calmon e coletivos culturais.
Repórter: Raila Costa
Fotógrafo: Thiago Gama