Orquestra Conquista Sinfônica encanta público no encerramento

Na noite de domingo, 20/08, para encerrar a sexta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), a orquestra Conquista Sinfônica se apresentou no palco principal, regida pelo maestro João Omar. Com muita melodia, o evento que fechou a Fligê foi emocionante, com todos os lugares da plateia ocupados.  

Criada em 2016, a Fligê é uma iniciativa cultural proporcionada pelo o Governo do Estado da Bahia com o intuito de promover interações entre poetas, escritores, artistas, músicos e leitores, por compreender a importância e relevância de espaços que permitem a acessibilidade de todos à cultura. 

Explorando todas as esferas possíveis para disseminar arte, a Feira proporcionou oficinas, leitura viva, mesas de conversa, lançamentos, Fligê&Tu, Fligecine, Fligêzinha e Fligê+.  A organização do evento não mediu esforços para encerrar a programação a altura do evento.

A cerimônia de encerramento foi reflexo de um evento merecedor de minutos de aplauso, assim como o público o fez.  A junção perfeita de “Literatura e Música”, tema da sexta edição da Feira deste ano. 

Ester Figueiredo, escritora e curadora da Fligê falou um pouco sobre a escolha do tema. “Desde a criação do evento nós mantemos a seleção de um tema que orienta a programação literária e também a escolha de um escritor (a) que é homenageado de cada edição. Para o tema deste ano, Literatura e Música, fomos em busca de um escritor que transitasse entre literatura e música, então o escolhido foi José Carlos Capinan, escritor, poeta e músico baiano”.

Com mais de 20 músicos, a orquestra Conquista Sinfônica transitou por músicas clássicas e regionais, valorizando a cultura local, animando e emocionando o público. 

“Como músico de orquestra me sinto lisonjeado em ter participar desta feira pela segunda vez em um lugar tão incrível como Mucugê, apesar de tocar nas maiores salas de concerto do país a energia do público é o que diferencia. Viva a Fligê!”, conta o músico Fabiano Tavares.

A Fligê é resultado de iniciativas governamentais que trazem o intuito de estimular  a cultura, leitura e conhecimento  que busca o desenvolvimento cultural, assim como destaca o deputado federal Waldenor Pereira. “Gostaríamos de destacar a importância de apoiar eventos desta natureza especialmente eventos culturais tendo em vista nosso foco e atenção a juventude”.

O deputado também enfatizou a necessidade da arte como forma de alimento à existência social, cultural e humana frisando a frase do pensador e compositor  Fréderic Chopin que diz: “A arte deve ser o espelho da alma nacional. Um país que procura a arte estrangeira por ser ela supostamente melhor – não verá jamais sua própria alma”.

Encerramos a sexta edição da Feira Literária de Mucugê Literatura e Música já com grandes expectativas para 2024. Viva a literatura!

???????? A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Raquel Soreira e Edilaine Rocha

Fotos: Thiago Gama


Galeria de Fotos