Crianças escutam histórias de lendas e contos indígenas na Fligêzinha

Denízia Kawany Fulkaxó narrou a história “A cura do mundo – povos da floresta” para o público infantil 

A tarde de sábado da Fligêzinha (13/08) foi marcada pela contação de histórias de lendas e contos indígenas, realizada pela escritora Denízia Kawany Fulkaxó, descendente das etnias Fulni-ô, Kariri e Xocó. As crianças presentes no evento puderam aprender mais das histórias dos povos indígenas do Brasil, além de conhecer músicas e danças do povo Fulkaxó.

Durante o evento, a escritora narrou uma história sobre “A cura do mundo – povos da floresta” e sorteou adereços artesanais indígenas e também o seu livro “Kariri Xocó – Contos Indígenas” para crianças que acertassem perguntas relacionadas ao conto. Além disso, Denízia também ensinou ao público infantil e adulto canções e danças dos povos originários. “Tudo isso que eu faço aqui é para transformar, para reflorestar, decolonizar, e eu me sinto muito orgulhosa de ver todos vocês aqui”, afirmou a escritora.

Para a professora da Escola Municipal Eurico Belo do distrito da Guiné, Silvia Profeta, a programação com a escritora Denízia foi um momento enriquecedor, tanto para os estudantes, quanto para os educadores presentes na Fligêzinha. “Acho muito importante a realização desse evento. É um momento maravilhoso para as crianças, de muita interação e de conhecimento, principalmente pela mistura de culturas que elas têm contato”, afirmou a educadora. 

O pequeno Ryan Andalucci, de 9 anos, foi uma das crianças que aceitou se juntar a Denízia Kawany para aprender músicas do povo Fulkaxó. “Foi divertido e bem legal para mim aprender um pouco da cultura deles. Acho que foi um momento muito importante para nós”, descreveu Ryan. 

Às 15h, a Fligêzinha recebeu o show da cantora conquistense Analu Sampaio.

Texto: Rebeca Spínola | Fotos: Diego Eleuterio


Galeria de Fotos