FEIRA LITERÁRIA DE MUCUGÊ – FLIGÊ
8ª EDIÇÃO
Rios e matas da narrativa
13 a 17 de agosto de 2025
Mucugê/Chapada Diamantina – Bahia
A literatura atualiza e explora crises ambientais, destacando o próprio planeta terra como um corpo cultural e social, não limitando-o aos elementos físicos e naturais. Além desses aspectos, a produção literária absorve imagens vegetais animais, naturais e outras formas de existir para expressar sentimentos diversos do humano. Também, cenários de aridez ou fertilidade compõem personalidades de personagens e podemos referenciar Vidas Secas e o domínio dos elementos da natureza na obra de Jorge Amado, Clarice Lispector e, mais recente, Manoel Herzog que esteve já em edição anterior da Fligê.
O tema desta edição, Rios e Matas da narrativa, é um uma crítica ao modo como o poder hegemônico e capitalista da organização política do mundo prioriza o lucro, fragiliza e fragmenta subjetividades individuais, gerando emergências a serem tomadas como responsabilidades coletivas para se evitar o colapso do planeta.
Esta edição situa a natureza e suas representações como um tema literário e questiona a pulsão da vida e da morte que conflui para o ofício da escrita e da criação.
A todo público que escolheu vivenciar a programação da Fligê 2025 nossos agradecimentos e desejo de uma estadia literária acolhedora, potente e reveladora de novos horizontes para uma vida melhor!
A oitava edição da Fligê – Feira Literária de Mucugê foi contemplada pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (Nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, no âmbito do fomento à realização de ações culturais.