Abertura oficial da Fligê confirma relevância da feira

Na noite de ontem (14), no Centro Cultural de Mucugê, aconteceu a solenidade de abertura da Fligê 2025.

Está oficialmente aberta a oitava edição da Feira Literária de Mucugê. No início da noite desta quinta-feira, 14, em uma cerimônia que atraiu visitantes da feira e autoridades políticas, a Fligê confirmou a sua relevância diante do cenário efervescente de feiras e festas literárias no interior do estado. “É uma construção que parte também da organização de coletivos culturais locais. A gente sempre priorizou a presença do escritor e da obra literária dentro de toda a programação da feira e do diálogo da literatura com as outras artes. O envolvimento é muito grande”, apontou a curadora da feira, Ester Figueiredo.

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, enfatizou que a Fligê serve de inspiração para outras iniciativas. “A Fligê inspirou muitas feiras literárias na Bahia, eu posso dizer que a Fligê inspirou o Programa Bahia Literária, que percorre 81 municípios da Bahia”, apontou.

Com o tema “Literatura: Rios e Matas da Narrativa”, a feira promove reflexões importantes e atuais. “Esse ano, que é o ano da COP, um ano importante pra gente refletir a transição energética, o papel das nascentes, das florestas das matas”, lembrou o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltando a pertinência da discussão promovida pela Fligê. “A festa literária não é só escrever livro, é teatro, é a literatura na voz, no corpo, no gesto, e isso a Fligê tem contribuído e muito, e eu espero que continue assim com todas as festas literárias da Bahia”, complementou o governador.

Também presente, a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, destacou o papel de referência exercido pelo evento.  “A Fligê hoje é uma referência nacional e internacional de feira literária, com muito conteúdo, muito repertório, muita diversidade, muita produção literária”, Rowenna Brito.

A prefeita, Ana Medrado, falou da alegria em sediar a Fligê. “Mucugê está muito feliz, todo povo muito feliz. Essa feira é muito importante aquece a economia local, todos ganham. Isso nos deixa muito feliz”, disse Medrado.

Com programação totalmente gratuita, que conta com lançamentos, mesas literárias, apresentações culturais, expografia e espetáculos, a Fligê segue até domingo, 17.

 

Repórter: Guilherme Barbosa

Fotógrafo: Thiago Gama

 

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

 


Galeria de Fotos