Fligêzinha é espaço de encanto e imaginação para crianças

As crianças têm um espaço reservado na Fligê para se aproximarem do livro e da leitura. No evento, a bilioteca itinerante da Fundação Pedro Calmon, a Bibex, estaciona e traz muitas histórias 

Na manhã desta sexta-feira (18/08), na Feira Literária de Mucugê, a começou Fligêzinha, um espaço destinado às crianças onde acontecem apresentações teatrais, músicas, danças, brincadeiras e muito mais.

A diretora da Biblioteca de Extensão (Bibex) da Fundação Pedro Calmon, Rosemaura Conceição, fala um pouco sobre medidas de acessibilidade à leitura. “O ônibus biblioteca é acessível para pessoas com deficiência física, dentro da unidade móvel existem várias coisas legais que as crianças curtem muito”.

Biblioteca itinerante Bibex vai até a Fligêzinha

A infância é um dos momentos cruciais para o incentivo à leitura, pensando nisso os pais demonstra muita satisfação com a iniciativa da feira em criar um espaço direcionado aos pequenos, como afirma Silvana Lopes, mãe de uma das criança presente no local. “Este espaço estimula às crianças a lerem, a gostar da literatura, no desenvolvimento dos estudos, escrita e na leitura.” Sua filha, a pequena Joana, de 10 anos, fala um pouco sobre seu livro predileto. “Eu gosto do livro da Emília, ela é uma boneca muito bonita e participa do Sítio do Pica-Pau Amarelo.”

Pequenos leitores se apresentam durante a Fligêzinha

As atividades interativas motivam as crianças a expressarem de forma criativa. No palco, elas são convidadas a apresentar-se por meio de músicas, danças e peças teatrais, permitindo que desenvolvam suas habilidades na oralidade, cognição e confiança.

Professor e pai de gêmeos, Wellington Paraguaçu, salienta a importância que a Fligêzinha tem. “Este ambiente permite que as crianças absorvam mais  conhecimento, porque além de preservar a cultura, o evento amplia e semeia a vontade de ler e estudar nas crianças.”

Por incentivo do pai, o casal de gêmeos já amam a leitura. Para Romeu, de 9 anos, João e o Pé de Feijão é o seu livro favorito. “Eu gosto dessa história por causa da fala do gigante quando encontra o João.” Para sua irmã, Thiala, o livro da Chapeuzinho Vermelho é o melhor. “Eu gosto da história da Chapeuzinho porque ensina a não confiar em estranhos.”

A Fligêzinha permite às crianças e adultos a se envolver em um universo puro e inocente, se tornando um espaço de muita importância para aqueles que frequentam.  

📚🎶 A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Raquel Soreira

Foto: Gabriela Nascimento


Galeria de Fotos