Bruno Monteiro visita a Fligê e destaca importância do evento

Tão logo chegou ao município  de Mucugê, o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro teve a oportunidade de ver e sentir o clima que toma conta da cidade durante a Feira Literária de Mucugê (Fligê), quando crianças e adultos, escritores e artistas circulam pelas ruas e preenchem os diversos espaços físicos, onde são realizadas atividades culturais.

Começando pelo Mercado Solidário, repleto de estudantes adolescentes que participavam de uma das atividades culturais, Bruno Monteiro iniciou o tour para conhecer os espaços da Fligê, recepcionado pela curadora Ester Figueiredo e o deputado federal Waldenor Pereira, patrocinador da feira, destinando recursos de emendas parlamentares em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo. Também o diretor da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à SecultBa, Vladimir Costa Pinheiro, integrou a comitiva de recepção ao secretário.

Ao final da visita aos diferentes espaços onde acontecem as atividades culturais da Fligê, o secretário comentou sobre a sua satisfação de conhecer a Feira Literária: “Quando levamos o mundo da literatura para todos os espaços da cidade, a gente está dizendo para as pessoas: esse mundo lhe pertence. E é isso que a Flige faz. Com esse cuidado e essa liderança de Ester, tão cuidadosa com tudo,  a Feira Literária de Mucugê se tornou uma das mais importantes do estado”.

Bruno Monteiro reforçou a importância dos eventos literários e culturais,  sobretudo depois do país ter vivenciado um  período em que a cultura foi bastante perseguida e marginalizada. “Nós sabemos o quanto a cultura tem um papel central no fortalecimento da democracia”, disse, depois de percorrer os espaços da Casa Literária, o Centro de Cultura, a Praça dos Garimpeiros, onde acontecem as principais atrações artísticas e concentra os stands de editoras de livros,  Fligêzinha e os espaços de exposições de arte.

📚🎶 A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Joana D’Arck

Foto: Lucas Rosário


Galeria de Fotos