“Amadas canções” leva público a passeio musical por Jorge Amado

Mesa contou com participação da neta do autor, Maria João Amado, e da cantora Guida Moira 

Como quem coloca a cadeira para sentar na calçada e convida para ouvir histórias e cantar sobre a vida, durante a manhã de domingo (20), Maria João Amado e Guida Moira apresentaram “Amadas canções”, no Centro Cultural. O passeio musical pela vida e obra de Jorge Amado integrou a programação das mesas, no último dia da Fligê 2023. 

O projeto traz episódios da vida de Jorge Amado e sua relação com a música, narrados pela neta Maria João Amado. Ela destacou a grande marca do trabalho do avô, já que não tem como falar do escritor sem falar do povo baiano. “Jorge Amado buscou dar voz ao povo oprimido, às pessoas que historicamente não tinham vez, nem voz”, definiu. 

Em meio a histórias como a da amizade e parceria com Dorival Caymmi, que resultou em seis canções, e o primeiro encontro entre Jorge Amado e Zélia Gattai, que também envolveu a música, o público cantou junto sucessos como “É doce morrer no mar”, “Acontece que sou baiano” e “Suíte do Pescador”. Também estão no espetáculo músicas que fizeram parte de adaptações das obras de Jorge Amado para o cinema e a televisão: “Retirantes”, “O que será” e “Modinha para Gabriela”. 

“A gente criou esse repertório baseado nas memórias de Maria João”, contou Guida Moira. “Não tinha a expectativa de que surtisse um efeito tão positivo nas pessoas”, completou. O resultado, no entanto, é um encontro afetivo de memórias e ritmos embalados pela cantora, ao violão. 

“Amadas canções” foi pensado para a Feira Literária de Mucugê depois de uma visita das duas amigas à cidade. Na trajetória de montagem, passou por outras apresentações, como a mais recente, no início de agosto, em Ilhéus. 

Veja a apresentação completa no nosso canal do YouTube:

📚🎶 A Fligê – Literatura e Música, realizada entre os dias 16 a 20 de agosto em Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Mariana Lacerda

Fotos: Gabriela Nascimento


Galeria de Fotos