Rafael Martins apresenta exposição Terra Luminosa em Igatu

A pequena vila de Igatu com seus exatamente 450 habitantes foi palco para inspiração e vislumbre do fotógrafo Rafael Martins, que trouxe encanto e originalidade em sua expografia, apresentada na noite de quarta-feira, 16, na Galeria Arte&Memória, abrindo as atividades da sexta edição da Flige&Tu.

A expografia “Terra Luminosa” traz como conceito a representatividade e história do povo iguatuense que foi bem representado em seus registros,  Rafael conta que  teve grande  influência e ajuda do curador da Arte&Memória, Marcos Zacaríades.

Exposição Terra Luminosa, na Galeria Arte&Memória

Rafael contou sobre a experiência com a população e de como foi a recepção e aceitação dos habitantes. “Acredito que essa experiência  está sendo muito enriquecedora, fui muito bem recebido pelas pessoas de Igatu. Tem uma certa dificuldade maior com os mais jovens, um pouco mais tímidos, mas, de uma forma geral, todos abriram portas para mim”.

“A curadoria e o estímulo de Marcos, que já desenvolve trabalhos aqui há mais de vinte anos, foi extremamente importante. Acredito que tive mais abertura das pessoas porque caminhei junto a ele, me abrindo estradas, além de ser o grande estimulador da exposição”, completou o fotógrafo.

Marcos Zacaríades, curador da Galeria Arte&Memória

Marcos Zacariades, fundador da galeria, contou sobre a experiência de trazer, mais uma vez, o trabalho de Rafael para a Arte e Memória. “Admiro  muito toda a poética  que envolve a sua fotografia, desde a fotografia jornalística até o seu trabalho autoral. Rafael tem uma forma muito especial de fotografia e de retratar quem fotografa”.

Nascida e criada na Chapada, Dona Lita, no auge de seus 84 anos, viveu e se divertiu em seu dia de modelo. A senhora exala experiência e carisma por onde vai e assim não foi diferente nos registros fotográficos de  Rafael. Ele elegeu sua foto como trabalho destaque da sua exposição “Terra Luminosa “.

“Fiquei feliz! Gostei! Oitenta e cinco anos e ainda fazendo folias dessa, e ainda pela idade que estou, Marcos me fez esse grande favor. É uma grande alegria”.

A 6ª Edição da Fligê é patrocinada pelo Governo do estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Texto: Edilaine Rocha

Fotos: Vinícius Brito

 

 


Galeria de Fotos