Sarau do Poeta surpreende na primeira noite da Fligê

A música e a poesia encerraram as atividades da primeira noite da quarta edição da Feira Literária de Mucugê. Com o espetáculo “Sarau do poeta”, o ator Jackson Costa e os músicos Dinho Sant’Ana, Joaquim Carvalho e Sidney Argolo mesclaram as palavras lidas e cantadas para celebrar diversos estilos e escritores de diferentes épocas.

“Eu me sinto honrado em estar aqui. Quando me ligaram para perguntar se eu queria participar da Fligê eu fiquei numa felicidade e comecei a me preparar um pouco mais, deixando o cabelo crescer e o bigode, pois sei que o convite veio por conta da homenagem a Castro Alves, e eu quero muito honrar isso, ficando o mais parecido que eu puder”, revelou Jackson Costa.

No recital, o artista mencionou estar realizando um sonho antigo ao apresentar o espetáculo na Chapada Diamantina. “Meu lastro como autor é a palavra. Me alimento de palavra, de poesia”.

Textos de Carlos Drummond de Andrade, Patativa do Assaré, Ramon Vani, João Cabral de Melo Neto, Gregório de Matos, Fernando Pessoa, entre outros poetas, encantaram e surpreenderam nativos e turistas que lotaram o espaço da Praça dos Garimpeiros.

“Espetáculo maravilhoso! Já conhecia o ator, mas esse conjunto foi fantástico. Misturar música boa com interpretação belíssima foi demais”, declarou a assistente social e restauradora Marina Brandão.

O “Sarau do poeta” foi um dos pontos altos da noite de abertura. No encerramento, Jackson Costa se vestiu de Castro Alves, escritor homenageado nesta edição pela Fligê, e emocionou o público ao declamar o poema “O Navio Negreiro”. “Estou encantada. Tenho 85 anos e estou me sentindo com 15 de tão leve. Estava com frio, achei que não ia aguentar, mas quando começou eu pensei, eu morro aqui, mas não saio de tão maravilhada que estou”, contou a professora aposentada Lygia Paraguassu.

Com a apresentaçao, a Fligê reverenciou a poesia, em grande estilo!

Texto: Joana Rocha | Fotos: Thiago Gama

 

 

 


Galeria de Fotos