Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia visita a Fligê

A enorme fila de leitores formada à frente ao estande da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Praça dos Garimpeiros, e toda a movimentação do espaço reservado para venda e distribuição de livros surpreendeu o presidente da Assembleia, o deputado Nelson Leal, durante sua visita à Feira Literária de Mucugê, neste sábado (17).

“Saio daqui encantado com a magnitude e a participação do público na Fligê”, declarou no pronunciamento para abrir a distribuição de livros do programa Alba Cutural, que nesta quarta edição da Feira lança mais duas publicações: “Auto da Gamela”, selecionado pelo Selo Fligê 2019, de autoria de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima, e “Sinhazinha”, de Afrânio Peixoto. 

É a primeira vez que a Fligê recebe a visita do presidente do legislativo estadual, apesar da parceria com a feira existir desde a sua primeira edição. “Outros presidentes apoiaram, mas a presença de Nelson Leal fortalece o compromisso da Alba e reforça a Fligê, que já se consolida como uma feira estadual e tende a crescer muito mais”, avaliou o deputado estadual José Raimundo Fontes.

Nelson Leal parabenizou o deputado federal Waldenor Pereira e o deputado José Raimundo “pela coragem de realizar essa feira, de promover esse bom hábito da leitura. No momento de crise que estamos passando, com várias livrarias sendo fechadas, eventos como esse servem para estimular esse bom hábito”.

O visitante também elogiou a homenagem da Fligê ao poeta Castro Alves e aproveitou para anunciar a reedição de “O Navio Negreiro”, pela Alba, cujo lançamento já está agendado: será em 14 de março de 2020, em Cabaceiras do Paraguaçu. 

Tanto Leal quanto Waldenor Pereira fizeram questão de frisar o papel  de José Raimundo, atuando como articulador da parceria entre a Assembleia e a Fligê, inclusive indicando os títulos para publicações realizadas especialmente para o evento: “Cascalho”,  de Herberto Sales; “Bugrinha”, Afrânio Peixoto; “Maria Dusá”, Lindolfo Rocha; “O Chefe Horácio de Matos”, de Américo Chagas; além dos lançado nesta edição da feira. “Quero parabenizar especialmente o companheiro, amigo e irmão, deputado Zé Raimundo, que é o nosso coordenador das ações em parceria com Assembleia”, destacou Waldenor. 

A visita do presidente ao estande da Alba também foi acompanhada pela secretária estadual de Cultura, Arany Santana, pela curadora da Fligê, Ester Figueiredo, e pelo deputado estadual Rosemberg Pinto. Após a passagem pela Praça dos Garimpeiros, Nelson Leal visitou os diferentes espaços da Fligê e conheceu a diversificada programação oferecida nesta quarta edição.

Texto: Joana D’Arck | Fotos: Thiago Gama e Ascom Alba


Galeria de Fotos