Local: Centro Cultural
“À Cidade”, de Mailson Furtado
“Redemoinho em dia quente”, de Jarid Arraes
“A mão do poeta”, de Breno Fernandes
“Falar é morder uma epidemia”, de Luís Serguilha
Local: Ateliê Silvio Jessé
16 de Agosto de 2019 – Sexta
16 horas – “Epopeia de Horácio de Matos – O Coronel da Chapada”, de José Walter Pires
17 horas – “Marcas do Tempo – Trecho de uma Expedição”, de Otoniel Fernandes e J. Santos
17 de Agosto de 2019 – Sábado
16h – “A Última Flor da Terra”, de Adroaldo Almeida
16h30 – “Antônio Burokô”, de Domingos Ailton
17h – “Democracia Golpeada”, de Luiz Rogério Cosme
17h30 – “Levante, o sistema caiu”, de Daniel Lisboa
18h – “Alquimia das Palavras”, de Dirlêi Bonfim
18 de Agosto de 2019 – Domingo
10h – Selo Fligê: lançamento da segunda edição do livro “Auto da Gamela”, de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima
Sobre os Autores
Adroaldo Almeida – Ele volta a participar da Fligê em 2019. Escritor, advogado e político, o baiano de Itororó é autor de um livro de poesias, “Nossos sonhos e nossa razão” (1986); um de contos, “Até o fim dos dias e mais um domingo” (2011); e de dois romances: “O labirinto dos bárbaros” (2018) e “A última flor da Terra” (2019), que fazem parte de uma trilogia sobre o ciúme, a paixão e o amor. É membro da Academia de Artes, Ciências e Humanidades de Itororó.
Daniel Lisboa – Cineasta, premiado inclusive fora do país, seu livro foi um dos 10 selecionados pelo projeto Incubadora de Publicações Gráficas, iniciativa da RV Cultura e Arte com apoio financeiro do Governo do Estado, que visou estimular a criação e desenvolvimento de livros de artista em Salvador.
Dirlêi Bonfim – Poeta, professor, escritor, compositor e músico, Dirlêi Bonfim é membro-fundador do Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista e recentemente lançou “Alquimia das palavras”, reunindo poesias e ensaios escritos sobre questões cruciais e atuais, provocando reflexões necessárias a quem, pensando no presente e no futuro, pretende a transformação do mundo. É autor também do livro de poesias “Diálogo Solitário”.
Domingos Ailton – Jornalista, produtor cultural, documentarista, ambientalista, historiador e escritor, Domingos Ailton escreve diferentes tipos de textos, mas tem se aprofundado em relatos biográficos e históricos de personagens reais do interior da Bahia, como Anésia Cauaçú e Antônio Burokô.
José Walter Pires – Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, o baiano José Walter Pires é escritor e poeta, amante da literatura popular nordestina. É autor de vários títulos e livros publicados, participou de antologias e coletâneas e editou mais de 100 cordéis, sobre temas variados, incluindo parcerias com grandes poetas da Bahia e de outros estados.
J. Santos – Baiano de Salvador, o fotógrafo gosta de pegar a estrada para registrar paisagens, pessoas e lugares. Assina exposições e curadorias e já publicou os livros “Chapada Diamantina – trechos de uma expedição”, que será lançado durante a Fligê; “Caboclo – marcas do tempo”; e “Viagem Pitoresca pelo Rio São Francisco e Rio Tocantins – uma viagem ilustrada”.
Luis Rogério Cosme – A trajetória de Luis Rogério Cosme Silva Santos é marcada pelo ativismo político e no controle social do Sistema Único de Saúde e pela defesa da saúde do trabalhador. No campo da arte, foi um dos formuladores do Movimento Cultural Metamorfista, no eixo Jequié-Feira de Santana (1989-1997). Publicou seu primeiro livro em 1996, uma obra político-poética, como classifica. No ano passado, publicou “Democracia golpeada – narrativa hematopoética pós-golpe”, uma coletânea de poemas que buscam interpretar a realidade social, política e econômica que se instalou no Brasil após o golpe de 2016.