Ele já foi sapateiro, costureiro, vereador. Homem de muitas funções e de incontáveis criações. Suas criações são a cara de Mucugê. Aloísio Paraguassu, o famoso Sr. Lói, é sinônimo de cultura na cidade e foi o homenageado pela Fligê nesta 4ª edição da feira literária, na noite de sexta-feira (16).
“Estamos muito felizes com essa homenagem mais que merecida. Lói vem trabalhando há mais de 60 anos, mantendo a cultura. São várias criações culturais dele que marcaram Mucugê”, diz Juçara Matos, integrante do grupo folclórico “Os Cangaceiros”, criado por Sr. Lói.
São inúmeras criações. “Os reis dos homens”, “Os bichos de Lói”, “Os cães de Lói”, “Grupo dos coronéis”, “Grupo dos cangaceiros”. Até mesmo um santo apócrifo, “São Badoré dos ovos quentes”, surgiu da imaginação e criatividade de Aloísio Paraguassu.
As festas culturais e o folclore da cidade têm a sua cara e a sua marca para eternidade na memória coletiva de Mucugê.
“No carnaval, organizava desfile pela cidade com batucada e homens e mulheres enlameados, usando chifres e rabos, que terminava com um grande teatro de rua, onde toda a comunidade era convidada a participar. Um dos principais personagens desse teatro era o Macuntunzezê. Diz a lenda que a máscara desse personagem foi moldada por Lói na cabeça da esposa dele, Dona Zuleide”, quem conta essas e muitas outras histórias e “causos” de Lói é a professora Elaine Paraguassu, que conduziu a sessão especial “Ecos do patrimônio imaterial e tradição nos causos e adereços populares”.
O homenageado da noite, claro, estava muito emocionado e honrado em ter sido escolhido pela Fligê. “Tenho um imenso respeito por essa feira, que eu considero a feira da sabedoria”.
Lói recebeu das mãos do deputado federal Waldenor Pereira, representando a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, e da curadora do evento Ester Figueiredo, o troféu Fligê, que em edições anteriores também foi entregue a outras importantes personalidades de Mucugê.
“Eu tive o privilégio de conhecer Sr. Lói há 18 anos, quando no exercício do mandato de reitor da UESB, nós realizamos aqui em Mucugê um programa denominado Universidade Itinerante, e ficamos impressionados com a capacidade e iniciativas criativas de Lói”, lembrou o deputado Waldenor.
Na sessão especial para Sr. Lói não poderia faltar a participação dos seus famosos personagens, que dividiram o palco do Centro Cultural de Mucugê com o homenageado, familiares e amigos.
Texto: Débora Silveira | Fotos: Karen Almeida