“Quando uma mulher encontra com outra, um mundo acontece”. A frase é de Ana Carolina Cruz. Agora imagina quando várias mulheres baianas, professoras, escritoras e poetisas, assim como AnaCarol Cruz, seu nome artístico, se encontram: aí acontece a Confraria Poética Feminina, fervilhante de ideias e versos expressos em rede social na internet, livros, agendas, bottons, canecas, camisetas… e onde puder imprimir a sua poesia.
Algumas dessas peças com inscrições poéticas da Confraria foram sorteadas entre os leitores que compareceram ao bate-papo com as escritoras da Rita Queiroz, Alexandra Patrocínio, Palmira Heine, Érica Azevedo e AnaCarol Cruz, na Casa ConVerso, um dos espaços da Fligê 2019. O sorteio foi só um agrado para motivar o público presente a participar até o final da conversa, sobre a poesia do grupo, que já prepara mais dois livros para lançar no ano que vem. Segundo anunciou a coordenadora da Confraria, Rita Queiroz, serão coletâneas em prosa, uma delas para o público infantil.
O grupo de poetisas gestado no Facebook já lançou dois livros – “Confraria poética feminina”, volumes l e ll pela Editora Penalux; o primeiro, em 2016, com a participação de 12 delas, e o seguinte ampliando para 22 autoras.
Na conversa, as escritoras contaram sobre suas experiências e como encorajaram umas as outras para publicar seus poemas no grupo ou individualmente – pois todas assinam publicações diversas de trabalhos solos. Até leram e declamaram seus poemas e abriram à participação do público. Arrancaram elogios e incentivos dos participantes.
“É magnífico ter essa prosa com tantos poemas diversos. É uma satisfação muito grande estar aqui entre vocês ouvindo sobre essa experiência e essa capacidade de reunir tantos talentos” , disse o escritor Emílio Tapioca, gestor de Cultura do município de Andaraí e membro do Conselho Estadual de Cultura.
Texto: Joana D’Arck | Fotos: Vinícius Brito