Coletivo Duo apresenta “O Barão nas Árvores” na Fligêzinha

Bonecos de pano, violão e acordeom. O espetáculo “O Barão nas Árvores” do Coletivo Duo foi um show de interatividade e arte no palco da Fligêzinha na tarde deste sábado (17). Ás 14 horas, crianças de várias idades apreciaram a peça que é uma adaptação do livro homônimo de Ítalo Calvino, na Fligê 2019.

“O Barão” conta a história de Cosme, um menino que, cansado das regras da família, foge de casa e passa a morar nas árvores, onde aprende valores sobre amizade, solidariedade e preservação do meio ambiente. A peça apreendeu o público, que acompanhava com atenção o vai e vem do ator Marcos Lopes na tarefa de ser inúmeros personagens.

“O coletivo Duo nasceu há dez anos na UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, com o objetivo de estudar os mecanismos que os atuantes usam para estar bem em cena”, explica Marcos, que interpreta todos os personagens da peça, além de performar as canções acompanhadas ora do acordeom ora do violão. O Coletivo Duo tem um repertório com sete peças, dentre as quais duas tratam da temática infatojuvenil

Esta foi a primeira vez do grupo na Feira Literária de Mucugê e para a artista plástica e educadora Alice Athayde, “o espetáculo transmite valores muito importantes para a educação e o crescimento, através de uma visão social mais sensível da relação entre as pessoas e a natureza”, disse a artista que trouxe os dois filhos para apreciar o espetáculo.

“A mensagem que a gente quer muito passar é de preservação ao meio ambiente e incentivo à leitura. Como a peça já é adaptada de uma obra literária, podemos perceber uma relação importante entre os dois universos. Mas, além disso, existe um personagem que é salvo pela literatura, pois é uma pessoa que está à margem da sociedade e de certa forma, após começar a ler, percebe que o mundo dele é muito além daquela realidade”, concluiu o artista.

Texto: Tamyres Lenes | Fotos: Ailton Fernandes


Galeria de Fotos