Ler é uma viagem!

Para uma criança viajar pela imaginação, basta contar-lhe uma história ou começar a ler um bom livro para ela. Na Feira Literária de Mucugê, o Espaço da Fligêzinha servirá de ponto de embarque para os pequeninos leitores, dispostos a viajarem pelo encantamento das palavras.

Durante a programação dedicada à literatura infantil, cinco autores apresentarão seus livros e irão conversar com as crianças sobre as histórias que criaram. Confira!

“Uma família pra lá de diferente”, de Lilia Gramacho

Baiana de Itabuna, Lilia escreveu a história de um garoto que ver os pais se separarem. Para entender as mudanças que estão acontecendo na sua vida, ele faz muitas perguntas… Em 2010, a autora foi uma das ganhadoras do Prêmio Off Flip de Literatura, com um conto para adultos, chamado “Fim, ponto”.

“Camila e o espelho”, de Lilia Gramacho

A história de Camila, uma menina tentando entender algumas coisas diferentes que estão acontecendo com o seu corpo e mexendo com ela. Ela já não é mais aquela menininha… O livro virou curta de animação e será exibido na FligêCine!

“Birigüi”, de Mauricio Meirelles

Esse é o primeiro livro de Mauricio Meirelles, “para todas as idades”. É um texto que fala, com olhar assombrado, sobre a crueldade do universo adulto e, ao mesmo tempo, trata da complexidade dos sentimentos humanos. O trabalho é muito bem elaborado, com projeto gráfico e uso do papel kraft que evocam tom de locais áridos e do sertão. “Birigüi” foi selecionado para a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2017, foi finalista do 59º Prêmio Jabuti (2017) e integra a coleção The White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, Alemanha.

“Chapeuzinho no Pelô”, de Palmira Heine

A escritora baiana Palmira Heine tem se dedicado à literatura infantil há alguns anos. Suas histórias levam os pequenos leitores a temas relevantes  como diversidade, respeito ao meio ambiente, respeito às diferenças, dentre outros, levando para os leitores reflexões que são importantes para a formação de cidadãos pensantes. Em “Chapeuzinho no Pelô”, ela conta como foi a visita da francesa Chapeuzinho Vermelho a Salvador.

“Minha avó boca de tramela”, de Luciana Silva

A professora e advogada Luciana Silva revela seu lado lúdico com esse livro. A história é sobre a amizade entre avó e neta permeada pela palavra rimada, elementos da natureza, cumplicidade, confiança e superação.

“Debaixo de minha cama tem um monstro”, de Domenik Suelle

Natural de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, Domenik tem 9 anos, se mostra uma leitora curiosa e criativa, e teve seu talento descoberto nas aulas de língua portuguesa. Sua história aborda, de modo lúdico e com leveza, a temática do medo, tão comum na infância, brincando com as palavras, caracterizando suas personagens e surpreendendo o leitor com o desfecho da história. 

Conheça a programação completa da Fligêzinha e boa viagem!


Galeria de Fotos