Duas igrejas, uma praça com coreto e o calçamento de pedras fazem de Mucugê aquela cidadezinha do interior onde planejamos viver a nossa mais tenra idade.
Mucugê é a primeira cidae das lavras diamantinas, bem no coração da Chapada Diamantina. Tombada pelo Patrimônio Histórico desde 1980, possui um conjunto arquitetônico em estilo colonial bem cuidado, destacando-se o cemitério em estilo bizantino (único nas Américas), igrejas, casario e uma gastronomia consolidada.
Lutas pela posse do garimpo, de defesa contra a Coluna Prestes e de destemidos coronéis que eram respeitados pelo poder e riqueza compõem o cenário histórico e o imaginário da sua população, simples e acolhedora.
Com temperatura média anual em torno de 18°C, a cidade é dona de um grande patrimônio natural, abrigando 52% de todo Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal de Mucugê, oferecendo locais de rara beleza, como cachoeiras, paisagens, vales e canyons. Bucólica, aconchegante e mágica, o calendário cultural de Mucugê tem atrativos de janeiro a dezembro, sendo destacado o mês de agosto, com a Fligê. Visite e encante-se!
Mucugê (BA)
Região: Centro-sul baiano
Distância da capital: 448 km
População: 10 mil pessoas
Território: 2,5 mil km2
Clima: semiúmido
Altitude: 984 m