CazAzul encanta crianças com espetáculo na Fligêzinha

Crianças como Raul, Luna e Nicolas puderam exercitar a imaginação com Raul, Lira e o incrível livro da capa azul, espetáculo escrito por Adriana Amorim e apresentado pelo núcleo de teatro da CazAzul Teatro Escola. A apresentação lotou o espaço da Fligêzinha e serviu de incentivo às crianças, para que elas leiam e escrevam mais.

O espetáculo conta a história dos primos Raul e Lira que, ao ficarem sem internet, encontram, na casa da avó, um livro de capa azul e começam a ler as histórias escritas. A peça arrancou sorrisos, gritos e emocionou a plateia, que também pôde interagir com os personagens. As crianças foram ao delírio quando viram as bolas de sabão e a chuva de papéis prata, que os fizeram perceber a literatura acontecer a partir do teatro.

Na peça, a personagem Lira diz que “as ideias saem de dentro da cabeça de quem escreveu e vai direto para a cabeça de quem leu”, mostrando o processo de interpretação de livros e como é importante que a criança desenvolva essa habilidade. Raul, Lira e o incrível livro da capa azul também fala sobre “o sair” da internet e da televisão, faz com que apareça um mundo todinho para a imaginação da criança, indagando os pais a incentivarem isso.

Aumenda Aleli, de 7 anos, é da Argentina e contou que assistir à peça a fez ter vontade de ler um livro, o que também aconteceu com Milena Abreu, de 4 anos, que saiu com olhos brilhando, dizendo que “foi muito bom”. Esses sentimentos que Mirandi Oliveira, mãe de Michel, quer que floresça em seu filho. Ela conta que “hoje em dia, com a internet, é muito difícil que a criança leia”. E foi justamente isso que inspirou Adriana Amorim, que na sua experiência materna, viu no seu cotidiano aquela realidade.

“E faço também uma reflexão, quase que mea-culpa, porque às vezes a criança está na Netflix porque não oferecem algo melhor a ela. Eu sei o que é isso, porque estou distante, não posso estar, ou no trabalho ou no celular resolvendo coisas do trabalho, então tem cenas que são coisas que o meu filho fala para mim”, relata sobre o processo de criação do texto. Após a apresentação, as crianças tiveram a oportunidade de um bate-papo com os atores da CazAzul.

Texto: Victória lôbo | Fotos: Lari Carinhanha


Galeria de Fotos